
Domine o Google Ads em 2024: Passo a Passo Completo para Iniciantes
Se você é um empresário buscando promover sua empresa ou alguém interessado em ganhar dinheiro oferecendo serviços de anúncios online, o Google Ads é uma ferramenta indispensável. Este guia passo a passo para iniciantes irá ajudá-lo a entender e a utilizar o Google Ads eficientemente.
Portanto, fique até o final para aprender como fazer anúncios no Google Ads com as melhores práticas para 2024.
O Passo a Passo para Criar do Zero um Anúncio no Google Ads
PASSO 0) Ter uma conta de Anúncios no Google Ads.
Antes de tudo, é necessário ter uma conta no Google Ads. Se você ainda não tem uma, aprenda a criar neste tutorial: “Criando sua Conta de Anúncios”.
PASSO 1) Entendendo os Fundamentos
Para criar campanhas eficazes, é crucial entender alguns fundamentos. Entenda isso e consiga criar qualquer campanha:
Orçamento: Quanto estou disposto a investir?
Objetivo: Por que eu estou anunciando?
Estratégia de Lance: Em qual resultado eu quero focar? (Quero gerar mais visualizações? Mais cliques? Mais conversões? Aumentar as minhas impressões?)
Público: Para quais pessoas eu vou aparecer?
Posicionamento: Onde o anúncio vai aparecer? Na Rede de Pesquisa, No Youtube, Sites Parceiros do Google, Aplicativos
Anúncio: O que eu vou anunciar?
PASSO 2) Criando uma campanha do Zero no Google Ads
1) Clicar em “Nova Campanha”

2) Selecionar o Objetivo
Em 90% dos casos será vendas, leads ou promoção de app (caso você tenha um aplicativo).

3) Tipos de Campanha
O Google Ads possui esses tipos de Campanha, até o momento em que escrevo este artigo: Pesquisa, Performance Max, Rede de Display, Vídeo (Youtube), Shopping e Geração de Demanda.
Todo iniciante na maioria dos casos deve iniciar com uma campanha de pesquisa, que é o tipo de campanha em que quando o usuário faz uma busca no Google, um anúncio de texto é exibido. Caso você queira saber as diferenças entre os tipos de Campanha, eu recomendo que você leia o Artigo: “Os tipos de Campanhas do Google Ads”

4) Subtipos de Campanha
O Subtipo “Visitas ao Site” é o mais efetivo para 90% dos anunciantes. Recomendo que selecione este subtipo.

5) Inserir a URL do seu Site
Nessa parte você deve inserir a página inicial do seu site. Para isso é necessário que você tenha um site. Você não pode inserir a URL do seu instagram ou da sua página do Facebook por exemplo.

6) Nomear a campanha
Inicialmente, nomeie sua campanha de uma forma em que você consiga identificá-la. Para organizar a nomenclatura das suas campanhas no futuro, recomendo que leia este artigo: “Como Organizar a Nomenclatura das Minhas Campanhas”

7) Estratégia de Lances
O Google Ads possui dois principais tipos de estratégia de lance:
- Estratégias de Lance Manuais
Nas estratégias de lance manuais do Google Ads, o anunciante tem controle total sobre os seus lances no Leilão do Google.
- Estratégias de Lances Automáticas
As estratégias de lance automáticas no Google Ads utilizam algoritmos avançados para ajustar os lances em tempo real, com o objetivo de atingir os objetivos específicos da campanha. Essas estratégias dependem do aprendizado de máquina do Google para otimizar os lances com base em vários fatores, como comportamento do usuário, dispositivo, localização e mais.
Pela minha experiência, se você está criando sua primeira campanha e não tem nenhuma outra campanha criada na conta, indico você iniciar suas campanhas pela estratégia de lances de CPC Manual. Já que é a mais simples e assim que a sua campanha começar a obter dados, você muda para a estratégia de lances de Maximizar Conversões ou CPA Desejado.
Caso, você esteja iniciando em uma conta de anúncios em que já tem campanhas veiculando, você pode colocar a estratégia de lance CPA Desejado ou Maximizar Conversões.
No caso abaixo, foi selecionada a estratégia de lances de CPA Desejado, portanto a estratégia de lances escolhida foi a conversão. Se fosse iniciar com CPC manual, selecione para otimizar para cliques e defina seu lance.



8) Redes
Remova a inclusão da Rede de Display dos seus anúncios. O resultado da rede de display em anúncios de pesquisa tende a não ser bom.

9) Selecione a Localização
Se o seu produto/serviço atende o Brasil todo, selecione essa opção. Caso contrário, você pode selecionar as regiões atendidas pela sua empresa.

10) Selecione os idiomas
De forma geral, selecione Português, Inglês e Espanhol. Esses são os idiomas dos celulares de 99% dos brasileiros.

10) Altere a Programação de Anúncios
Altere a Programação de Anúncios para Incluir de forma separada cada dia da semana. Isso será importante na hora que for otimizar suas campanhas:



11) Insira suas palavras-chave
O ideal é que você agrupe suas palavras-chave por tópicos. Para quando você for criar seus anúncios, os títulos e descrições sejam condizentes com as palavras-chave.

12) Insira sua página de destino
Você pode colocar o link de uma página específica que fale sobre o produto/serviço que está anunciando.
Vamos supor que você queira vender bicicletas, o cenário ideal é que você tenha uma página somente falando de bicicletas, para quando o usuário pesquisar por bicicleta no google e encontrar seu anúncio, a página que ele vai ser direcionado esteja totalmente relacionado com a busca.
13) Crie títulos para o seu Anúncio
Crie títulos que estejam relacionados com as suas palavras-chave, assim o seu CTR (taxa de cliques no anúncio) será maior.

14) Crie descrições para o seu Anúncio
Assim como nos títulos, crie descrições que estejam relacionados com as suas palavras-chave, assim o seu CTR (taxa de cliques no anúncio) será maior.

15) Adicione o nome da sua empresa e o logo

16) Adicione sitelinks ao seu anúncio
Sitelinks são um tipo de extensão de anúncio do Google Ads que permite aos anunciantes adicionar links adicionais aos seus anúncios. Estes links levam diretamente a páginas específicas do seu site. Por exemplo:
Eu quero vender bicicleta, mas também tenho acessórios para a bicicleta.
A url principal do meu anúncio pode ser a página com as bicicletas e nos sitelinks coloco os acessórios já que são produtos relacionados ao produto principal do anúncio e que as pessoas que estão vendo o anúncio, podem se interessar.

17) Adicione Frases de Chamariz ou Frases de Destaque
As frases de chamariz no Google Ads são mais uma opção de texto para deixar o seu anúncio mais completo. O objetivo é incentivar os usuários a realizar uma ação específica. Exemplo de Frases de Chamariz são: “Compre agora”, “Saiba mais”, “Inscreva-se grátis”

18) Mais tipos de Recursos
Além dos Sitelinks e das frases de chamariz, os anúncios de pesquisa do Google Ads com mais alguns tipos de recursos, que podem ser preenchidos. Lembre-se: quanto mais completo estiver seu anúncio, maiores as chances de aumentar a sua performance. Portanto, tente preencher as que fazem sentido para o seu negócio. Esses tipos de recursos podem ser visualizados na imagem abaixo:

19) Definir orçamento
Você pode considerar os valores sugeridos pelo Google ou adicionar um valor com base no seu orçamento:
20) Publicar a campanha
Pronto! Após clicar em publicar sua campanha estará no ar.
Conclusão
Dominar o Google Ads em 2024 é uma habilidade que envolve compreender profundamente as diversas funcionalidades e estratégias que a plataforma oferece. Para iniciantes, o caminho passa por familiarizar-se com os conceitos básicos, como escolha de palavras-chave, criação de anúncios eficazes, ajuste de orçamentos e lances, e a utilização de extensões de anúncio, como os sitelinks e frases de destaque.
Com paciência, prática e aprendizado contínuo, mesmo um iniciante pode transformar suas campanhas no Google Ads em uma máquina de atrair clientes.
Ficou com alguma dúvida ou precisa de uma orientação específica? Me envie uma mensagem. Estou aqui para ajudar você a destravar os anúncios online e aumentar os lucros do seu negócio ou do negócio que você gerencia!
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente